6 CICLOS PLANETÁRIOS QUE AFETAM ENORMEMENTE SUA VIDA

Você já percebeu que de tempos em tempos você revive alguns dramas específicos na vida?

Já se surpreendeu ao ver situações se repetirem na sua vida em certos períodos de tempo, como de 7 em 7 anos por exemplo?

Já ouviu falar da crise dos 28/29 anos, o famoso retorno de Saturno?

Ou você atualmente está vivendo a crise dos quarentões?

Existem explicações psicologias muito interessantes sobre porque essas datas (28 anos, 42 anos, 55 anos etc) são períodos críticos na vida de um indivíduo. E elas batem com muitas idéias que a Astrologia usa para também estudar e explicar as transformações que ocorrem em determinadas idades.

É sobre isso que falaremos neste artigo.

 

OS CICLOS PLANETÁRIOS QUE FAZEM VOCÊ CRESCER POR BEM OU POR MAL

Resultado de imagem para under pressure

Não é segredo para ninguém que os planetas levam tempos diferentes para dar a volta em torno do Sol. Essa volta nós chamamos de ciclo planetário ou revolução. Os planetas mais próximos do Sol demoram poucos anos para completarem o seu ciclo, ao passo que os mais distantes levam décadas.

Como cada planeta influencia uma área específica da vida e da psique humana, determinados eventos e temas vão surgindo em nosso destino à medida que um determinado planeta avança no seu ciclo, colocando-se em posições-chave que ativam certas energias transformadoras.

De ciclo em ciclo, vamos seguindo pela jornada da alma e enfrentando os desafios necessários para o nosso aprendizado e despertar da consciência.

Os ciclos também estão relacionados ao próprio processo de crescimento, escolarização, descoberta da sexualidade, casamento, paternidade, escolha e desenvolvimento de uma carreira, maturação, conexão com a espiritualidade e morte.

Cada uma dessas etapas da vida é tingida com os tons de um ou mais planetas que, ao realizarem seu ciclo em torno do Sol, vão ativando zonas do Mapa Astral de um indivíduo, trazendo pessoas e situações em certos momentos críticos da vida.

Neste artigo darei ênfase aos ciclos astrológicos de maturação, ou seja, aqueles que têm a função de nos empurrar para frente na jornada espiritual, seja suavemente ou aos trancos, para que cresçamos como seres espirituais vivendo na carne.

Tais ciclos são:

MARTE – realiza uma volta em torno do Sol a cada 2 anos aproximadamente.

JÚPITER – realiza uma volta em torno do Sol a cada 12 anos aproximadamente.

SATURNO – realiza uma volta em torno do Sol a cada 28 anos aproximadamente.

URANO – realiza uma volta em torno do Sol a cada 84 anos aproximadamente.

NETUNO – realiza uma volta em torno do Sol a cada 164 anos aproximadamente.

PLUTÃO – realiza uma volta em torno do Sol a cada 248 anos aproximadamente.

Você deve estar se perguntando sobre a longa duração dos ciclos de Urano, Netuno e Plutão. Afinal, ninguém vive 164 anos para experimentar um ciclo completo de Netuno, por exemplo.

Entretanto, os ciclos planetários possuem etapas ou fases, exatamente como a Lua, que ocorrem em frações do ciclo completo.

 

AS FASES CRÍTICAS DOS CICLOS E OS DESAFIOS QUE ELAS PROPÕEM

Resultado de imagem para personal challenges

A fase mais importante é o chamado Retorno quando o planeta volta para a mesma posição que estava no dia em que você nasceu. Todo retorno de um planeta é o cumprimento de um ciclo e início do próximo.

Assim, quando você fez 12 anos, Júpiter completou seu primeiro ciclo e iniciou o segundo. Se hoje você está com 36 anos, está vivendo um retorno de Júpiter novamente e iniciando o quarto ciclo deste planeta.

Mas não é só a posição de retorno que impacta o Mapa Astral e traz influência em sua vida.

Quando o planeta se move para fazer um ângulo de 90º com a posição de retorno, temos a chamada Primeira Quadratura que normalmente é o primeiro período de crise dentro do ciclo.

Posteriormente, o planeta se move para a chamada Oposição, que é quando ele se coloca na posição oposta em que estava no dia em que você nasceu, fazendo um ângulo de 180º.

Seguindo adiante no ciclo, o planeta volta a fazer 90º com a posição de nascimento, só que agora se aproximando de um novo Retorno. Essa fase é a Segunda Quadratura, um novo período de crise.

A figura a seguir mostra como são distribuídos no tempo as fases de um ciclo:

 

Apesar de cada planeta agir de forma diferente e em setores diferentes da vida, cada um deles passa pelas 4 fases críticas de um ciclo e traz desafios para a evolução da consciência.

Assim, temos que cada fase do ciclo produz os seguintes efeitos:

RETORNO (ou Conjunção) – fechamento de um ciclo e início de um novo. Período de encerramentos, términos e de abandono de posições que não lhe servem mais. Novas oportunidades e pessoas surgem no sentido de empurrá-lo para uma nova etapa de crescimento. Aqui você será desafiado a tomar decisões e escolher um novo caminho.

PRIMEIRA QUADRATURA – período em que você será testado para ver se a escolha que fez no Retorno foi a mais acertada e alinhada com sua missão espiritual. Normalmente traz uma crise de arrependimentos pela opção escolhida ou, pelo contrário, um momento de lutar para reafirmar sua escolha e lutar por aquilo que acredita. Embora não seja regra, essa fase costuma ser desgastante e muita coisa terá de ser reajustada ou retomada para que você possa seguir adiante e produzir resultados positivos.

OPOSIÇÃO – nessa fase você é chamado a olhar de fora o que tem sido a sua vida. É um período de avaliação, de analisar o que ganhou ou perdeu. Portanto, a Oposição é um período de colheita. Os frutos da decisão tomada lá na fase de Retorno serão colhidos e poderão trazer sensação tanto de sucesso quando de frustração. É nesse período que você adquire um ganho de consciência e se dá conta de que aprendeu algo novo que pode ser posto em prática de agora em diante.

SEGUNDA QUADRATURA – é a fase do último enxaguar. O ciclo está caminhando para o fim e tudo o que aprendeu e implantou em sua vida será testado novamente. Mas diferente do testa da Primeira Quadratura, agora não se trata mais de desafiar escolhas, mas sim, de eliminar aquilo que não contribuiu ou atrapalhou o sucesso. É uma limpeza final, uma arrumação da casa para a nova pintura – afinal um novo ciclo virá com o próximo Retorno. Temos muito entulho psíquico para jogar fora e nossa capacidade de discernir o que é e o que não é entulho vai depender do quanto aproveitamos o ciclo para crescer em consciência.

COMO OS CICLOS PLANETÁRIOS MEXEM COM VOCÊ

Resultado de imagem para astrological influences

Como disse anteriormente, cada planeta tem sua própria energia e suas características específicas vão criar diferentes jornadas dentro da Grande Jornada que é nossa vida.

E como cada ciclo tem seu tempo, acontecendo em períodos mais curtos e mais longos, normalmente acontece de você estar vivendo o início de um ciclo e o período de crise de outro. Portanto, algumas idades são mais desafiadoras que outras, pois nelas coincidem fases diferentes de vários ciclos, cada uma propondo situações diferentes, fazendo muitas vezes que você se sinta um barco a deriva ou extremamente pressionado por inúmeros conflitos acontecendo ao mesmo tempo. Calma, não é uma conspiração do destino contra você e muito menos má sorte. É uma fase de muitos ciclos coincidindo que irá passar, como passaram as outras.

Veja como cada ciclo planetário afeta você:

 

MARTE – promove o desenvolvimento pessoal e uma tomada de consciência sobre quem você é e de que recursos você dispõe para vencer na vida. Esse ciclo é excelente para desenvolver habilidades, intensificar a carreira e investir nas relações. Ocorre a cada 2 anos, aproximadamente.

JÚPITER – promove a expansão social e uma tomada de consciência sobre o seu lugar no mundo. Esse ciclo é o momento em que você experimenta papéis sociais e testa a sua capacidade de se relacionar com a realidade que o cerca. Ocorre a cada 12 anos.

SATURNO – promove o amadurecimento e o desenvolvimento da responsabilidade. Nesse ciclo, você se assume e cria as bases sobre a qual construirá seu sistema de crenças e valores. Você aprender a administrar sua vida. Ocorre a cada 30 anos, aproximadamente.

URANO – promove libertação de estruturas que limitam ou atrasam sua evolução espiritual. Normalmente é um ciclo de rupturas, de renúncias e reviravoltas surpreendentes sobre sua vida, operada por forças que estão além do seu controle. Aqui você aprende a abrir mão do estabelecido e encarar o novo. Ocorre a cada 84 anos, sendo que a metade do ciclo, aos 42 anos, marca a crise da meia-idade.

NETUNO – promove a espiritualização e coloca você em contato com o que está além da realidade material. Pode ser um período meio caótico, pois as coisas se dissolvem e desaparecem de sua vida de forma misteriosa. Há um chamamento espiritual que leva você a buscar uma conexão maior com a Fonte Universal. Devido ao longo período, cerca 165 anos, e a irregularidade da órbita, pode-se experimentar apenas a primeira quadratura e a oposição.

PLUTÃO – promove a transformação radical, profunda e irreversível de tudo o que era inconsciência na sua vida. Aqueles aspectos de nossa personalidade que jogamos para baixo do tapete, pois os consideramos negativos ou inapropriados, começam a vir à tona exigindo conscientização. Na maioria das vezes essa conscientização vem por meio de episódios traumáticos como perdas e transformações dolorosas cujo único objetivo é gerar mais luz espiritual. Devido ao longo período, cerca 248 anos, e a irregularidade da órbita, pode-se experimentar apenas a primeira quadratura.

De modo bem resumido, essas são as forças que operam em ciclos na nossa vida. É bem possível que você tenha se identificado com uma ou mais delas. Talvez porque esteja vivendo situações de ruptura como as de Urano, ou de perda como as de Plutão, ou de confusão como as de Netuno.

Para saber se você está numa fase crítica de um dos 6 ciclos planetários que analisamos neste artigo é importante – e urgente! – que você faça um estudo dos ciclos planetários que estão em ação no seu Mapa Astral.

 

Gostou deste artigo? Então, deixe um comentário or inscreva-se RSS feed para receber as novidades do site

Carlos Harmitt

Astrólogo e pesquisador do Pensamento Sistêmico e das Constelações Sistêmicas.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestYouTube

2 thoughts on “6 CICLOS PLANETÁRIOS QUE AFETAM ENORMEMENTE SUA VIDA

    1. Obrigado, Izabel. Espero ter contribuído com mais luz sobre esse tema. Muitas vezes ficamos num desgaste batalhando com certas circunstâncias que resistem e não nos damos conta que estamos, na verdade, presos no olho de um furacão – um ciclo astrológico desses que marca uma mudança de época em nossa vida. Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *